sábado, 14 de abril de 2007

Pra dizer adeus (Edu Lobo e Torquato Neto)

Adeus
Vou pra não voltar
E onde quer que eu vá
Sei que vou sozinha
Tão sozinho amor
Nem é bom pensar
Que eu não volto mais
Desse meu caminho
Ah, pena eu não saber
Como te contar
Que o amor foi tanto
E no entanto eu queria dizer
Vem
Eu só sei dizer
Vem
Nem que seja só
Pra dizer adeus

Casa no campo (Zé Rodrix e Tavito)



















“Eu quero uma casa no campo
Onde eu possa compor muitos rocks rurais
E tenha somente a certeza
Dos amigos do peito e nada mais
Eu quero uma casa no campo
Onde eu possa ficar no tamanho da paz
E tenha somente a certeza
Dos limites do corpo e nada mais
Eu quero carneiros e cabras pastando solenes
No meu jardim
Eu quero o silêncio das línguas cansadas
Eu quero a esperança de óculos
E um filho de cuca legal
Eu quero plantar e colher com a mão
A pimenta e o sal
Eu quero uma casa no campo
Do tamanho ideal, pau-a-pique e sapé

Onde eu possa plantar meus amigos
Meus discos e livros
e nada mais”.




As velas do Mucuripe (Fagner e Belchior)



As velas do Mucuripe

Vão sair para pescar

Vou levar as minhas mágoas

Pra águas fundas do mar

Hoje à noite namorar

Sem ter medo de saudade

Sem vontade de casar

Calça nova de riscado

Paletó de linho branco

Que até o mês passado
Lá no campo 'inda era flor

Sob o meu chapéu quebrado

O sorriso ingênuo e franco

De um rapaz novo encantado

Com vinte anos de amor

Aquela estrela é dela

Vida, vento, vela leva-me daqui.


BIOGRAFIA


Elis Regina Carvalho Costa nasceu em 17 de março de 1945 em Porto Alegre, RS.

Foi, sem dúvida, a maior cantora brasileira de todos os tempos. Com técnica e garra, lançou alguns dos principais compositores brasileiros, como João Bosco e Aldir Blanc, Renato Teixeira, Fátima Guedes - só não lançou Chico Buarque porque resolveu pensar sobre o assunto - Nara Leão foi mais rápida.

A "pimentinha", como era chamada, tinha - como João Gilberto - a perfeição como meta. Exigia muito de seus músicos e compositores, exigia de sua gravadora, exigia de sua voz. Ganhávamos nós, o público. Não foi sempre assim - quando veio do Rio Grande do Sul tentou carreira no Rio de Janeiro - não foi pra frente. Seus primeiros discos são repletos das exigências da mídia, Elis teve que cantar o que vendia na época.

Transferindo-se para São Paulo, encontrou a cidade de braços abertos. Foi aqui que Elis chegou a perfeição, e foi aqui que se transformou numa tradição, tal qual sua amiga Rita Lee. Elis virou São Paulo, que a acolheu e a recolheu, quando se foi aos 36 anos, em 19 de janeiro de 1982.

Foi a primeira pessoa que inscreveu sua voz como instrumento, na Ordem dos Músicos do Brasil. E era. A voz de Elis soava como instrumento afinado, não perdendo, nem por um minuto, o carisma e a emoção em cada canção.

Envolveu-se com tudo de forma radical - com a música, com a política, com a vida. Maldita para muitos, Elis tinha sempre a frase certeira, a mente afiada, propósitos firmes: "Cara feia pra mim é bode... Sou mais ardida que pimenta!".


(Desconheço a autoria da versão)

Então É Natal

(Desconheço a autoria da versão)
Música original: John Lennon

Então é Natal, e o que você fez?
O ano termina, e nasce outra vez.
Então é Natal, a festa Cristã.
Do velho e do novo, do amor como um todo.
Então bom Natal, e um ano novo também.
Que seja feliz quem, souber o que é o bem.
Então é Natal, pro enfermo e pro são.
Pro rico e pro pobre, num só coração.
Então bom Natal, pro branco e pro negro.
Amarelo e vermelho, pra paz afinal.
Então bom Natal, e um ano novo também.
Que seja feliz quem, souber o que é o bem.
Então é Natal, o que a gente fez?
O ano termina, e começa outra vez.
E Então é Natal, a festa Cristã.
Do velho e do novo, o amor como um todo.
Então bom Natal, e um ano novo também.
Que seja feliz quem, souber o que é o bem.
Harehama, Há quem ama.
Harehama, ha...
Então é Natal, e o que você fez?
O ano termina, e nasce outra vez.
Hiroshima, Nagasaki, Mururoa...


John Lennon


BIOGRAFIA


John Lennon nació el 9 de octubre de 1940, en Liverpool, Inglaterra. Su padre era Fred Lennon, un marino que abandonó su familia al nacer John. Su madre era Julia Stanley, quien, al verse sóla, dejó a John junto a su hermana Mimi.

Gracias a su talento artístico consiguió acceder a la universidad, para cursar la carrera de arte. Allí conoció a Cinthia Powell, con la que se casó en 1962. Se divorciaron tres años después, no sin antes haber tenido un hijo llamado Julian.

De adolescente, John creó su propia banda de skiffle, llamada "The Quarrymen", con los que actuaba en el colegio. Poco después conoció a Paul McCartney, al que le propuso unirse al grupo. Este le presentó a su vez a George Harrison y John propuso cambiar el nombre del grupo por the beatles

Con los Beatles cosechó grandes éxitos, y consiguió millones de fans.
Los éxitos de los Beatles duraron hasta 1970, fecha en la que Paul McCartney decide alejarse del grupo. A partir de entonces John Lennon comienza su carrera en solitario comprometiéndose a exteriorizar sus propias ideas. Fruto de ese trabajo creativo fue el disco titulado imagine, un sueño de un mundo mejor.

A partir de entonces comenzó a ofrecer conciertos benéficos, acompañado en muchas ocasiones por su nueva esposa Yoko Ono. Comenzó a platicar en favor de la paz y en contra de la guerra de Vietnam y realizó colaboraciones con varios artistas.

En 1975 nació el segundo hijo de John, llamado Sean, fruto de su unión con Yoko Ono. Se retiró temporalmente de la vida artística para dedicarse a cuidar a su hijo.

En 1980 publicó double fantasy, compuesto íntegramente por él mismo. Un nuevo disco con el que rompe records. Estaba en un gran momento profesional. Pero justamente entonces, el 8 de diciembre de 1980, cuando John y su mujer, Yoko, regresaban de una fiesta, Mark Chapman disparó cuatro tiros en el pecho de John, quien moriría mientras era llevado al hospital.

Muchas personas se lamentan de aquel día, no sólo porque perdieron a uno de los mejores cantantes de todos los tiempos, sino porque también perdieron a la persona que mejor transmitía sus sentimientos.

BIOGRAFIA


Pablo Milanés nació en Bayamo, Cuba el 24 de febrero de 1943. Es uno de los fundadores indiscutibles de la nueva trova. Antes de su implicación en lo que más tarde sería la nueva trova cubana, Pablo Milanés se inició en una importante corriente musical de la canción cubana que vino a llamarse el feeling.

El feeling es un estilo musical que se inició en Cuba en la década del 40 y suponía una nueva manera de afrontar la canción, donde el sentimiento definía la interpretación y estaba influenciado por las corrientes norteamericanas de la canción romántica y del jazz. El feeling se acompañaba de una guitarra, al estilo de los viejos trovadores, para establecer la comunicación o "feeling" con el público.

Como intérprete, Pablo Milanés se incorporó posteriormente al cuarteto denominado Los Bucaneros, con quienes colaboró en sus primeros trabajos. También probé suerte como solista ocasional, diversificando de esta manera sus experiencias que más tarde le llevarían a trabajar en solitario.

En 1965 PABLO publica "Mis 22 años", considerada por muchos el nexo de unión entre el feeling y la nueva trova cubana, incluyendo nuevos elementos musicales y vocales que serían precursores de la música cubana que vendría después.

La colaboración con Los Bucaneros alcanza hasta 1966. En 1967 se incorpora al servicio militar obligatorio. Era la época de la guerra de Vietnam y Pablo Milanés comienza a tomar partido por las causas justas, surgiendo en sus temas la preocupación por lo que le rodea.

En 1968, Pablo Milanés ofrece su primer concierto con Silvio Rodríguez en La Casa de las Américas. Esta sería la primera muestra de lo que más tarde, en 1972, surgiría como movimiento musical popular, la nueva trova. En ese mismo lugar Pablo Milanés iría conociendo a los miembros de la élite cultural y musical de otros países americanos con los que Pablo compartía sus preocupaciones sociales. Violeta Parra, Daniel Viglietti, Chico Buarque, Vinicius de Moraes, Milton de Nascimento, Víctor Jara, entre otros muchos, pasaron por la casa de Las Américas en aquella época.

Como compositor, Pablo Milanés ha tocado diversos estilos, entre ellos el son cubano y la canción protesta a finales de los sesenta. Ha pertenecido al Grupo de Experimentación Sonora y ha compuesto temas para el cine. A través del GESICAIC, tanto Pablo Milanés como otros destacados músicos cubanos, incluyendo a Silvio Rodríguez participan en un taller creativo donde se formaba a jóvenes talentos cinematográficos cubanos enseñándoles lo mejor de la música cubana, que posteriormente quedaría plamado en una generación de cineastas que fundían a la perfección música y cine. Esta etapa de Pablo Milanés abarca desde finales de los sesenta hasta mediados de lso setenta, y va repleta de buenos temas del artista: "Yo no te pido", "Los años mozos", "Cuba va" , "Hoy la vi", "Yolanda, "No me pidas", "Los caminos", "Pobre del cantor", "Hombre que vas creciendo", "Yo pisaré las calles nuevamente", etc.

A principio de los ochenta, Pablo Milanés forma su propio grupo, con la colaboración de varios amigos que estuvieron con él en el GESICAIC. Esta etapa de Pablo Milanés se caracteriza por la riqueza de los recursos musicales utilizados y por la variedad de los géneros entremezclados, aunque sus contenidos siguen teniendo un fuerte trasfondo social.

Un álbum importante en la vida de Pablo Milanés fue el titulado "Querido Pablo", un disco homenaje grabado por Pablo Milanés con algunos de sus grandes amigos, y en el que participan gente de la talla de Víctor Manuel y Ana Belén, Luis Eduardo Aute y Mercedes Sosa, entre muchos otros. Este disco tuvo una secuela en 2001, que llevaba el título de "Pablo Querido". 20 años después, un buen puñado de artistas se vuelven a reunir para cantar al son de Pablo Milanés. En esta ocasión, además de amigos "clásicos" de Pablo, se uner artistas de la nueva música pop, como Fher, el cantante de Maná, Marco Antonio Muñiz o Armando Manzanero.




Yolanda

Esto no puede ser no mas que una cancion
Quisiera fuera una declaracion de amor
Romantica sin reparar en formas tales
Que ponga freno a lo que siento ahora a raudales
Te amo
Te amo
Eternamente te amo
Si me faltaras no voy a morirme
Si he de morir quiero que sea contigo
Mi soledad se siente acompañada
Por eso a veces se que necesito
Tu mano
Tu mano
Eternamente tu mano
Cuando te vi sabia que era cierto
Este temor de hallarme descubierto
Tu me desnudas con siete razones
Me abres el pecho siempre que me colmas
De amores
De amores
Eternamente de amores
Si alguna vez me siento derrotado
Renuncio a ver el sol cada mañana
Rezando el credo que me has enseñado
Miro tu cara y digo en la ventana
Yolanda
Yolanda
Eternamente Yolanda
Yolanda
Eternamente Yolanda
Eternamente Yolanda

De qué callada manera

De qué callada manera
se me adentra usted sonriendo
como si fuera la primavera
yo muriendo
y de qué modo sutil
me derramó en la camisa
todas las flores de abril.

¿Quién le dijo que yo era risa siempre
nunca llanto?
Como si fuera la primavera
¡no soy tanto!
En cambio que espiritual
que usted me brinde una rosa
de su rosal principal.

De qué callada manera
se me adentra usted sonriendo
como si fuera la primavera
Yo muriendo.
Yo muriendo.

Créeme












Créeme cuando te diga
que el amor me espanta
que me derrumbo ante un "te quiero dulce"
que soy feliz abriendo una trinchera.

Créeme cuando me vaya
y te nombre en la tarde,
viajando en una nube de tus horas
cuando te incluya entre mis monumentos.

Créeme cuando te diga que me voy al viento
de una razón que no permite espera
cuando te diga que no soy primavera
sino una tabla sobre un mar violento.

Créeme si no me ves si no te digo nada
si un día me pierdo y no regreso nunca.
créeme que quiero ser machete en plena zafra
bala feroz al centro del combate.

Créeme cuando te diga que me voy al viento
de una razón que no permite espera
cuando te diga que no soy primavera
sino una tabla sobre un mar violento.

Créeme si no me ves si no te digo nada
si un día me pierdo y no regreso nunca.
créeme que quiero ser machete en plena zafra
bala feroz al centro del combate.

Créeme que mis palomas tienen de arcoiris
lo que mis manos de canción inspiras
créeme, créeme
porque así soy y así no soy de nadie.

ANÕS (PABLO MILANES)












El tiempo pasa
Nos vamos poniendo viejos

Yo el amor
No lo reflejo como ayer
En cada conversación
Cada beso cada abrazo
Se impone siempre un pedazo
De razón

Vamos viviendo
Viendo las horas
Que van pasando
Las viejas discusiones
Se van perdiendo
Entre las razones
Porque años atrás
Tomar tú mano
Robarte un beso
Sin forzar el momento
Hacía parte de una verdad

Porque el tiempo pasa
Nos vamos poniendo viejos
Yo el amor
No lo reflejo como ayer
En cada conversación
Cada beso cada abrazo
Se impone siempre un pedazo
De razón

A todo dices que sí
A nada digo que no
Para poder construir
Esta tremenda armonía
Que pone viejo los corazones

Porque el tiempo pasa
Nos vamos poniendo viejos
Yo el amor
No lo reflejo como ayer
En cada conversación
Cada beso cada abrazo
Se impone siempre un pedazo
De temor

BIOGRAFIA

Nació el 9 de Julio de 1935 en la provincia de Tucumán, Argentina. Creció en un hogar humilde y aprendió a amar las expresiones artísticas populares. En la adolescencia bailaba, cantaba, y llegó a ser profesora de danzas nativas.

A mediados de los años 60 se radicó en Mendoza junto a su esposo, el músico Manuel Oscar Matus, donde renovó las expresiones artísticas de raíz nativa. En esos días debutó discográficamente con un trabajo independiente titulado "Canciones con fundamento". Poco después consiguió cantar por primera vez en el Festival de Cosquín y en 1967, después de haber grabado dos discos, comenzó a viajar por el mundo con presentaciones en Miami, Lisboa, Roma, Varsovia, Leningrado, Kislovo, Sochi, Gagri, Bakú y Tifilis.

Por entonces, la letra de sus canciones habían comenzado a resultar inconveniente para las autoridades militares que gobernaban la Argentina, y su censura en las radios oficiales fue muy común.

Con el correr de los años continuó con sus grabaciones y en 1972 cuando su arte sufría la constante censura impuesta por el gobierno militar, salió a la venta "Hasta la Victoria", un disco con canciones cargadas de contenido social y político.

A fines de la década del 70, la Junta Militar estaba implementando una política de represión que cobraría la escalofriante cifra de 30 mil desaparecidos políticos . En 1979 salió "Serenata para la tierra de uno", y en medio de la violencia Mercedes Sosa seguía cantándole a la vida.

Pero el hostigamiento fue insoportable. Por eso, luego de ser detenida durante un concierto en la ciudad de la Plata junto a 350 espectadores, debió exiliarse. Primero vivió en París, y luego, en 1980 se instaló en Madrid.

Mercedes Sosa desarrolló una intensa actividad artística internacional durante los años de exilio.

La derrota de la Argentina en la guerra de las islas Malvinas, en 1982, decretó el fin de la dictadura militar en Argentina y el comienzo de la democracia, momento en que se lanzó el álbum doble titulado "Mercedes Sosa en Argentina".

Después de publicar los álbumes "Como un pájaro libre" y "Mercedes Sosa"; y ya reinstalada en Buenos Aires, siguió viajando por el mundo. Cantó en el Lincoln Center y el Carnigie Hall de Nueva York, en el Mogador francés y también en numerosos escenarios del interior argentino. En todos lados, se la recibía con ovaciones y reconocimientos, no solo por su talento sino también por su integridad.

De ahí en adelante hubo más discos y más invitados especiales como Pablo Milanés, Alfredo Kraus, Renata Scotto, Andrea Bocelli, Teresa Parodi, Víctor Heredia, Roberto Goyoneche y Fito Páez entre otros y continuaron las extensas giras por Australia, Grecia, Suiza, Alemania Federal, Luxemburgo, Noruega, Suecia, Finlandia, Holanda, Inglaterra, Francia, Austria, Israel, Estados Unidos, Canadá, Puerto Rico, Guatemala, El Salvador, República Dominicana, México, Brasil, Chile, Costa Rica, El Salvador, Honduras, Panamá, Bolivia, Perú, Paraguay, Uruguay y las Islas Canarias. Las actuaciones más memorables fueron la del Concertegebuw de Amsterdam y la del Carnegie Hall de Nueva York, donde su actuación fue despedida con una ovación de diez minutos.

Entretanto incursionó como productora, organizando el espectáculo "Sin Fronteras", que reunió en el estadio Luna Park de Buenos Aires a siete cantantes latinoamericanos: las argentinas Teresa Parodi y Silvina Garré, la colombiana Leonor González Mina, la venezolana Lilia Vera, la brasileña Beth Carvalho y la Mexicana Amparo Ochoa, además de la propia Mercedes.

Junto al reconocimiento popular recibió importantes galardones nacionales e internacionales como la medalla de la Orden del Comendador de las Artes y las Letras, otorgada por el Ministerio de Cultura de la República Francesa, recibió la condecoración como visita ilustre a Houston, Texas otorgada por el gobernador del estado y por el alcalde de la ciudad, recibió la distinción de Ciudadana ilustre de Tucumán y Ciudadana ilustre de Buenos Aires, la Orden del Mérito de la República Federal de Alemania, la Medalla al Mérito Cultural del Ecuador, la Placa de la Universidad Nacional Mayor de San Marcos, Perú, el Premio de la UNIFEM, organismo de las Naciones Unidas, que la distinguió por su labor en defensa de los derechos de la mujer, entre otras distinciones.

La carrera de Mercedes Sosa es, indiscutiblemente, la más exitosa que cualquier artista argentino haya logrado, tanto a nivel nacional como a nivel internacional; y no solo por su música sino por su mensaje de paz , integración internacional, defensa de los derechos humanos e integridad artística y personal.

MERCEDES SOSA


Uma mulher simples, muito simpática,
com uma voz inconfundível, potente
ainda interpreta seus versos como uma
criança.
A simplicidade e o carisma desta mulher
me conquistou. Não perco um show de
Mercedes Sosa e ela vai ser eterna para
mim.
Noemia Hime

Mercedes Sosa - Todo Cambia (Julio Numhauser)

Cambia lo superficial
cambia también lo profundo
cambia el modo de pensar
cambia todo en este mundo

Cambia el clima con los años
cambia el pastor su rebaño
y así como todo cambia
que yo cambie no es extraño

Cambia el mas fino brillante
de mano en mano su brillo
cambia el nido el pajarillo
cambia el sentir un amante

Cambia el rumbo el caminante
aunque esto le cause daño
y así como todo cambia
que yo cambie no extraño

Cambia todo cambia
Cambia todo cambia
Cambia todo cambia
Cambia todo cambia

Cambia el sol en su carrera
cuando la noche subsiste
cambia la planta y se viste
de verde en la primavera

Cambia el pelaje la fiera
Cambia el cabello el anciano
y así como todo cambia
que yo cambie no es extraño

Pero no cambia mi amor
por mas lejos que me encuentre
ni el recuerdo ni el dolor
de mi pueblo y de mi gente

Lo que cambió ayer
tendrá que cambiar mañana
así como cambio yo
en esta tierra lejana

Cambia todo cambia
Cambia todo cambia
Cambia todo cambia
Cambia todo cambia

Pero no cambia mi amor..
.

Me Gustan Los Estudiantes (Violeta Parra &Mercedes Sosa)













Que vivan los estudiantes,
jardín de nuestra alegría,
son aves que no se asustan
de animal ni policía.
Y no le asustan las balas
ni el ladrar de la jauría.
Caramba y zamba la cosa,
qué viva la astronomía!

Me gustan los estudiantes
que rugen como los vientos
cuando les meten al oído
sotanas y regimientos.
Pajarillos libertarios
igual que los elementos.
Caramba y zamba la cosa,
qué vivan los experimentos!

Me gustan los estudiantes
porque levantan el pecho
cuando les dicen harina
sabiéndose que es afrecho.
Y no hacen el sordomudo
cuando se presente el hecho.
Caramba y zamba la cosa,
el código del derecho!

Me gustan los estudiantes
porque son la levadura
del pan que saldrá del horno
con toda su sabrosura.
Para la boca del pobre
que come con amargura.
Caramba y zamba la cosa,
viva la literatura!

Me gustan los estudiantes
que marchan sobre las ruinas,
con las banderas en alto
pa' toda la estudiantina.
Son químicos y doctores,
cirujanos y dentistas.
Caramba y zamba la cosa,
vivan los especialistas!

Me gustan los estudiantes
que con muy clara elocuencia
a la bolsa negra sacra
le bajó las indulgencias.
Porque, hasta cuándo nos dura
señores, la penitencia.
Caramba y zamba la cosa,
qué viva toda la ciencia!
Caramba y zamba la cosa,
qué viva toda la ciencia!

Mercedes Sosa - Gracias A La Vida

Gracias a la vida que me ha dado tanto
me dio dos luceros que cuando los abro
perfecto distingo lo negro del blanco
y en el alto cielo su fondo estrellado
y en las multitudes el hombre que yo amo

Gracias a la vida que me ha dado tanto
me ha dado el sonido y el abecedario
con él, las palabras que pienso y declaro
madre, amigo, hermano
y luz alumbrando la ruta del alma del que estoy
amando

Gracias a la vida que me ha dado tanto
me ha dado la marcha de mis pies cansados
con ellos anduve ciudades y charcos
playas y desiertos, montañas y llanos
y la casa tuya, tu calle y tu patio

Gracias a la vida que me ha dado tanto
me dio el corazón que agita su marco
cuando miro el fruto del cerebro humano
cuando miro el bueno tan lejos del malo
cuando miro el fondo de tus ojos claros

Gracias a la vida que me ha dado tanto
me ha dado la risa y me ha dado el llanto
así yo distingo dicha de quebranto
los dos materiales que forman mi canto
y el canto de ustedes que es el mismo canto
y el canto de todos que es mi propio canto

Gracias a la vida, gracias a la vida

Mercedes Sosa - Duerme Negrito
























Duerme, duerme negrito
que tu mama esta en el campo, negrito
Duerme, duerme movila
que tu mama esta en el campo, movila

Te va a traer codornizes para ti
Te va a traer rica fruta para ti
Te va a traer carne de cerdo para ti
Te va a traer muchas cosas para ti

Y si el negro no se duerme
viene el diablo blanco
Y ¡zaz! le come la patita
chicapumba, chicapumba, apumba chicapum

Duerme, duerme negrito
que tu mama esta en el campo, negrito

Trabajando
trabajando duramente
Trabajando si
trabajando y va de luto
Trabajando si
trabajando y no le pagan
Trabajando si
trabajando y va tosiendo
Trabajando si
pa' el negrito chiquitito
pa' el negrito si
Trabajando si
Trabajando si

Duerme, duerme negrito
que tu mama esta en el campo, negrito

Mercedes Sosa - Alfonsina Y El Mar

Por la blanda arena
que lame el mar
Su pequeña huella
No vuelve más
Un sendero solo
De pena y silencio llegó
Hasta el agua profunda
Un sendero solo
De penas mudas llegó
Hasta la espuma.

Sabe Dios qué angustia
Te acompañó
Qué dolores viejos
Calló tu voz
Para recostarte
Arrullada en el canto
De las caracolas marinas
La canción que canta
En el fondo oscuro del mar
La caracola.

Te vas Alfonsina
Con tu soledad
¿Qué poemas nuevos
Fuíste a buscar?
Una voz antigüa
De viento y de sal
Te requiebra el alma
Y la está llevando
Y te vas hacia allá
Como en sueños
Dormida, Alfonsina
Vestida de mar.

Cinco sirenitas
Te llevarán
Por caminos de algas
Y de coral
Y fosforescentes
Caballos marinos harán
Una ronda a tu lado
Y los habitantes
Del agua van a jugar
Pronto a tu lado.

Bájame la lámpara
Un poco más
Déjame que duerma
Nodriza, en paz
Y si llama él
No le digas nunca que estoy
Di que me he ido.

Te vas Alfonsina
Con tu soledad
¿Qué poemas nuevos
Fueste a buscar?
Una voz antigüa
De viento y de sal
Te requiebra el alma
Y la está llevando
Y te vas hacia allá
Como en sueños
Dormida, Alfonsina
Vestida de mar. MERCEDES SOSA E MARIA RITA

sexta-feira, 13 de abril de 2007

EU TE AMO (ANA CAROLINA)

Ah, se já perdemos a noção da hora
Se juntos já jogamos tudo fora
Me conta agora como hei de partir
Se, ao te conhecer, dei pra sonhar, fiz tantos desvarios
Rompi com o mundo, queimei meus navios
Me diz pra onde é que inda posso ir
Se nós, nas travessuras das noites eternas
Já confundimos tanto as nossas pernas
Diz com que pernas eu devo seguir
Se entornaste a nossa sorte pelo chão
Se na bagunça do teu coração
Meu sangue errou de veia e se perdeu
Como, se na desordem do armário embutido
Meu paletó enlaça o teu vestido
E o meu sapato inda pisa no teu
Como, se nos amamos feito dois pagãos
teus seios inda estão nas minhas mãos
Me explica com que cara eu vou sair
Não, acho que estás te fazendo de tonta
Te dei meus olhos pra tomares conta
Agora conta como hei de partir

A CANÇÃO TOCOU NA HORA ERRADA (ANA CAROLINA)

A canção tocou na hora errada
E eu que pensei que eu sabia tudo
Mas se é você eu não sei nada
Quando ouvi a canção, era madrugada
Eu vi você, até senti tua mão
E achei até que me caia bem como uma luva
Mas veio a chuva e ficou tudo tão desigual

A canção tocou no rádio agora
Mas você não pôde ouvir por causa do temporal
Mas guardei tuas cartas com letras de fôrma
Mas já não sei de que forma mesmo você foi embora
Mas já não sei de que forma mesmo você foi embora

A canção tocou na hora errada
Mas não tem nada não,
Eu até lembrei
Das rosas que dão no inverno

Mas guardei tuas cartas com letras de fôrma
Mas já não sei de que forma mesmo você foi embora
Mas já não sei de que forma mesmo você foi embora

A canção tocou na hora errada
Mas não tem nada não,
Eu até lembrei
Das rosas que dão no inverno

Mas guardei tuas cartas com letras de fôrma
Mas já não sei de que forma mesmo você foi embora
Mas já não sei de que forma mesmo você foi embora

É isso aí (Ana Carolina)

É isso aí
Como a gente achou que ia ser
A vida tão simples é boa
Quase sempre
É isso aí

Os passos vão pelas ruas
E nem reparou na lua
A vida sempre continua

Eu não sei parar de te olhar
Eu não sei parar de te olhar
Não vou parar de olhar
Eu não me canso de olhar
Não sei parar
De te olhar

É isso aí
Há quem acredite em milagres
Há quem cometa maldades
Há quem não saiba dizer a verdade

É isso aí
Um vendedor de flores
Ensinar seus filhos a escolher seus amores

Eu não sei parar de te olhar
Eu não sei parar de te olhar
Não vou parar de te olhar
Eu não me canso de olhar
Não vou parar de te olhar

BIOGRAFIA

Ana Carolina

9/9/1974


Nascida em Juiz de Fora, a cantora, compositora, arranjadora, violonista e percussionista Ana Carolina começou cantando nos bares de sua cidade e teve seus primeiros espetáculos produzidos pela atriz e cantora Zezé Motta.

Sua voz de timbre grave chamou a atenção de Luciana de Moraes, filha de Vinicius, que resolveu apostar em sua carreira. Assim, em 1999, Ana lançou seu primeiro álbum, "Ana Carolina", que teve como destaques a música "Garganta" (feita para ela pelo compositor Totonho Villeroy) e as recriações muito pessoais (entre o tango e o blues) de "Retrato em Branco e Preto" (Tom Jobim e Chico Buarque) e "Alguém Me Disse" (de Evaldo Gouvêia e Jair Amorim).

Em 2003, Ana Carolina lança seu terceiro CD, "Estampado". Com esse trabalho a cantora obtém reconhecimento da crítica e aprovação do público. No mesmo ano é lançado o DVD “Estampado”, um misto de filme-documento e musical.Além do show no Largo da Carioca, o DVD também apresenta performances de voz e violão da artista.

Em 2005, Ana Carolina lança “Ana & Jorge”, o álbum que registra um show que a cantora fez em parceria com Seu Jorge em agosto de 2005, em São Paulo.

ANA CAROLINA



EU QUE NÃO SEI QUASE NADA DO MAR (ANA CAROLINA)

Garimpeira da beleza
Te achei na beira de você me achar
Me agarra na cintura, me segura e jura que não vai soltar
E vem me bebendo toda, me deixando tonta de tanto prazer
Navegando nos meios seios, mar partindo ao meio
Não vou esquecer

Eu que não sei quase nada do mar
Descobri que não sei nada de mim

Clara, noite rara, nos levando além
da arrebentação
Já não tenho medo de saber quem somos
na escuridão

Me agarrei nos seus cabelos
Sua boca quente pra não me afogar
Tua língua correnteza lambe minhas pernas
Como faz o mar
E vem me bebendo toda, me deixando tonta de tanto prazer
Navegando nos meus seios, mar partindo ao meio
Não vou esquecer

Eu que não sei quase nada do mar
Descobri que não sei nada de mim


quarta-feira, 11 de abril de 2007

EFEITO ESTUFA



O drama não é o efeito de estufa:

O efeito de estufa não é nada de novo, pois atua desde que a Terra se formou. Sem ele, a superficíe do globo estaria a 20ºC negativos, os oceanos manter-se-iam gelados e não se teria desenvolvido a vida.A questão que temos de encarar, no novo milênio, não é se haverá efeito de estufa mas, se nós ao queimarmos combustíveis fósseis, iremos lançar gases de estufa (anidro carbônico, ácido carbônico, metano óxido nítrico, dióxido sulfúrico e fluorcarbonetos) na atmosfera em quantidades suficientes para alterar o clima de maneira significativa


1 - As radiações electromagnéticas emanadas do Sol entram na atmosfera sem serem afetadas pelo efeito de estufa

2 - A energia solar é absorvida pela Terra e reenviada para o espaço, sob a forma de energia de comprimento de onda superior
3 - Os gases do efeito de estufa absorvem energia radiante e reenviam parte dela novamente para a superficíe terrestre, funcionando como uma manta isoladora
4 - Concentrações superiores dos gases do efeito de estufa favorecem o reenvio de maior quantidade de energia radiante para a superfície terrestre, aumentando a sua temperatura e a da atmosfera éticas emanadas do Sol entram na atmosfera sem serem afetadas pelo efeito de estufa

1 - As radiações electromagnéticas emanadas do Sol entram na atmosfera sem serem afetadas pelo efeito de estufa

2 - A energia solar é absorvida pela Terra e reenviada para o espaço, sob a forma de energia de comprimento de onda superior
3 - Os gases do efeito de estufa absorvem energia radiante e reenviam parte dela novamente para a superfície terrestre, funcionando como uma manta isoladora

4 - Concentrações superiores dos gases do efeito de estufa favorecem o reenvio de maior quantidade de energia

radiante para a superficie terrestre, aumentando a sua temperatura e a da atmosfera

éticas emanadas do Sol entram na atmosfera sem serem afetadas pelo efeito de estufa


O que provoca o efeito de estufa:

Desde há cerca de 160000 anos que, na atmosfera, o nível de H2O(g) se mantém sensivelmente constante, mas o mesmo não se pode dizer em relação à concentração de CO2 e de outros gases que têm vindo a aumentar (e paralelamente tem-se registrado o acréscimo da temperatura à superfície terrestre).

Assim, verifica-se que as concentrações de CO2, CH4 e N2O tiveram um aumento muito expressivo, sobretudo nas últimas décadas e devido à atividade antropogênica, essencialmente, a desenvolvida nos países altamente idustrializados como os EUA, ex-URSS, China e japão.


Desde 1750, o dióxido de carbono atmosférico, aumentou mais de 30% devido às atividades antropogênicas.
Mantendo este ritmo o seu teor na atmosfera em breve duplicará !
As principais fontes do dióxido de carbono atmosférico são a queima de combustíveis fósseis:

Existem em todo o mundo mais de 600 milhões de veículos motorizados, e admite-se que este numero duplicará nos próximos 30 anos.

Por cada Kg de carvão que se queima, cerca de 1,5Kg de CO2 são lançados para a atmosfera.

O metano quase que triplicou desde 1750, e pensa-se que voltará a duplicar por volta do ano 2050.
Cada ano que passa adiciona-se entre 350 a 500 toneladas de metano ao ar, nomeadamente através do:

  • do gado nas quintas;
  • do cultivo do arroz;
  • da libertação de gás dos aterros;
  • da queima de florestas,…

Dadas as suas propriedades, o metano que hoje se liberta, ficará activo/captará energia durante os "próximos 10 anos". Assim, cada molécula de metano capta vinte vezes mais energia que uma molécula de dióxido de carbono!



  • O óxido nitroso (N2O) aumentou na atmosfera, desde 1750, mais de 15%.
  • Cada ano que passa adiciona-se de 7 a 13 milhões de toneladas deste óxido para a atmosfera devido, principalmente, ao:
    • uso de fertilizantes à base de azoto;
    • libertação nos restos de pessoas e animais;
    • gases de escapes de veículos.


Quanto vai a Terra aquecer ?

As previsões mais fundamentadas, sobre o futuro aquecimento, são as do Painel Intergovernamental para as Alterações Climáticas, uma parceria mundial de mais de 2 mil climatologistas.

A previsão atual é que em 2100 a temperatura da Terra terá subido 1 a 3,5 graus, com o melhor prognóstico a situar-se em 2 graus.

Entre 950 e 1350 da nossa era, admite-se que o clima foi 1 grau mais quente que atualmente e este período é considerado como um dos "regimes climáticos" mais benignos da História.


Durante as eras glaciaes, as temperaturas foram em média 5 graus abaixo do que são hoje, e houve uma série de incidentes (durante os quais as temperaturas variaram até 5 graus numa questão de décadas).

Logo, variações na temperatura global desta envergadura são normais, tendo em conta a história do nosso planeta, a principal questão que se coloca é se a temperatura se vai alterar tão rapidamente e de tal modo que não seja possível ou seja muito difícil suportar tais "solavancos".


Impactos

O aumento da temperatura global irá provocar a subida do nível do mar ,além do que verificar-se-ão mudanças de precipitação e das condições climáticas locais.
As mudanças climáticas poderão:
1. Afetar florestas, a produção de colheitas e as reservas de água potável;
2.Interferir na saúde humana e nos diversos tipos de ecossistemas;
3.Alterar definitivamente o caráter dos nossos parques naturais.

-Na saúde:

O aparecimento de certas doenças depende, em muito, do clima local.; aliás, várias doenças graves apenas aparecem em áreas quentes.


Temperaturas extremas causam diretamente a morte. Altas temperaturas aéreas também aumentam a concentração de ozônio ao nível do solo. A camada de ozonio na atmosfera superior impede a passagem dos raios ultravioletas; mas, na atmosfera inferior, o ozônio é um forte poluente. O ozonio danifica o tecido pulmonar e causa problemas nas pessoas que sofrem de asma e de outros problemas pulmonares; até a breve exposição ao ozonio pode provocar, em indíviduos saudáveis, dores no peito, náuseas e congestão pulmonar.
Estatísticas sobre mortalidade e admissões hospitalares mostram que a taxa de mortalidade aumenta durante os dias muito quentes, particularmente entre pessoas de idade avançada ou muito jovens que vivem em cidades.

-na navegação:


A mudança climática pode provocar danos na navegação devido a uma alteração no nível médio da água nos rios e lagos, variando ambos os caudais de água durante a navegação, tornando-a perigosa e necessitando, assim, de mudanças nas infraestruturas navegatórias. Por outro lado, temperaturas mais altas podem prolongar a época livre de gelo.

-na energia hídrica:


As alterações nos caudais dos rios terão um impacto direto na produção da energia hídrica , porque a produção deste tipo de energia diminui com os baixos caudais. Crê-se, portanto, que as previsíveis mudanças nos caudais dos rios repercurtir-se-ão de forma pouco previsível na produção de energia hídrica.

-na qualidade da água:


O decréscimo dos caudais dos rios e as altas temperaturas podem tornar a água dos rios, lagos, e baías impróprias para o consumo. Nas áreas em que o caudal dos rios diminua, a concentração de poluição aumentará, devido ao fato de existir menos água para diluir os poluentes. Assim, é previsível o aumento da concentração de químicos que são lançados para os rios, lagos e baías.

-nas florestas:


O potencial impacto da mudança do clima na vida selvagem das florestas não é totalmente compreendido. Se diversos habitats se adaptam a áreas mais frescas (maiores latitudes ou maiores altitudes), muitas formas de vida selvagem poderão adaptar- se, potencialmente, ao aquecimento global, tal como se adaptaram às mudanças climáticas que ocorreram durante os vários milhões de anos passados. No entanto, o desenvolvimento civilizacional e outras modificações ambientais podem impedir as rotas migratórias. As reservas naturais,frequentemente estabelecidas para proteger algumas espécies em particular, podem nunca mais se localizar num clima propício a essas espécies.

-na agricultura:

Os estudos existentes sobre este assunto não têm, totalmente em conta, as futuras mudanças na variabilidade do clima, a existência de água própria para uso e as várias formas, através das quais, os agricultores podem responder à mudança climatérica.


Estudos que incluem estes fatores, demonstram que estes, são tão importantes como a própria mudança de clima em si. Alguns agricultores poderão, efetivamente, adaptar-se, tendo em vista a manutenção da taxa de produção de alimentos para que esta não venha a ter um declínio substancial.
Contudo, a adaptação à mudança climatérica pode afetar o ambiente - a possibilidade de cultivo de áreas, que atualmente são demasiado frias para poderem ser exploradas, pode eliminar ecossistemas em algumas dessas áreas.

-na atividade pescatória:

O aquecimento global poderá ter muitos impactos na pesca e em algumas espécies aquáticas. Alguns lugares aquáticos poderão tornar-se demasiado quentes para os peixes que, presentemente as habitam; mas, o aumento da temperatura pode também proporcionar um crescimento mais rápido nos peixes que habitam as águas frias do oceano, modificando o equilíbrio entre as diferentes espécies.
O aquecimento global poderá também alterar a composição química das águas - a quantidade de oxigénio na água pode diminuir, enquanto os níveis de poluição e de salinidade podem aumentar. Assim, é provável a modificação da alimentação dos peixes e a posterior perda de diversos habitats.

- nos parques naturais:

Os impactos da mudança climática em parques naturais diferem das repercussões em qualquer outra sítio no que diz respeito a dois aspectos fundamentais: estes parques são únicos. Yellowstone, Yosemite, Everglades, e muitos outros parques nacionais foram criados devido às gerações prévias que alcançaram um consenso nacional de que era de extrema importância preservar estas áreas raras no seu estado natural durante o maior período de tempo possível. Blackwater, Edmund Forsythe, Audubon, e outros Refúgios Nacionais de vida selvagem tiveram em tempos um ambiente típico da sua respectiva região no entanto, hoje em dia estes refúgios proporcionam um habitat único no interior das suas regiões devido aos efeitos do desenvolvimento agrícola e urbano que as suas áreas circundantes sofreram.


A importância e o domínio público destas áreas pode surgir como uma oportunidade única para assegurar a sua sobrevivência à medida que o clima se altera - à medida que a temperatura aumenta, as migrações dos muitos ecossistemas podem ser bloqueadas pelo desenvolvimento urbano. Vários estudos científicos concluíram que muitas espécies terrestres vão necessitar da criação de corredores especiais para a sua migração. Assim, dado que o governo possui muitos dos terrenos que rodeiam os Parques Nacionais e refúgios da vida selvagem, será possível criar tais corredores sem interferir no uso privado do terreno.

Nas zonas costeiras, (maioritariamente privadas), vão ter grande dificuldade em reduzir o uso dos seus terrenos de modo a assegurar as migrações dos ecossistemas.

UMA NOVA ERA GLACIAL

Parece óbvio que reter mais calor do sol vai tornar o planeta mais quente, no entanto, nem sempre os fenômenos podem ser caracterizados desta forma simplicista. Assim, alguns cientistas acreditam na possibilidade de uma Nova Era Glacial na Europa estar diretamente relacionada com um aquecimento global.


Este argumento baseia-se na hipótese de alteração da Corrente do Golfo, que traz água superficial quente para norte e para leste do Atlântico, aquecendo a Europa. Enquanto se desloca, parte desta água evapora-se - a que fica, adquire maior teor salino e consequentemente fica mais densa. A água superficial mais densa move-se para o fundo do mar, onde se desloca para sul. Perto do Equador, a água doce e quente dos rios e das chuvas tropicais, volta a diluir o sal, fazendo a água elevar-se para a superfície, aquecer e retomar o seu curso para norte. No entanto, com o Aquecimento Global, o fundir do gelo na Gronelândia e no Oceano Ártico, tal como o aumento da precipitação previsto para as latitudes setentrionais, pode lançar mais água doce no Atlântico Norte,. Assim, a água da Corrente do Golfo não ficaria "mais salgada" e não se moveria, tão facilmente, para o fundo do mar. A corrente de água para sul pararia e a Corrente do Golfo acabaria.

Se tal acontecer, na Europa cairá muito mais neve, que irá refletir mais a energia do sol para o espaço, tornando a vida significativamente diferente da atual.
Porem, o desaparecimento da Corrente do Golfo pode provocar ainda uma perturbação capaz de reduzir a evaporação global. A perda do vapor de água atmosférico significará um arrefecimento mais profundo, devido à sua importância na atmosfera, acentuando o fenômeno.

E estas alterações poderão ocorrer talvez numa década.
O que é que pode ser feito para impedir a mudança climática?

Se o dióxido de carbono e outros gases libertados através da atividade humana causam alterações no clima, o que é que se pode fazer?

Estão disponíveis três estratégias básicas: abatimento, adaptação e geo-engenharia.


Abatimento as estratégias de abatimento têm como objetivo reduzir a emissão de dióxido de carbono e outros gases que causam a mudança do clima. Elas incluem a optimização do rendimento energético, (de modo a que se consuma menos combustível), e o uso de fontes de energia limpa, como por exemplo a energia eólica e solar.


Adaptação – ao seguir esta estratégia as pessoas arranjam maneira de viver com a mudança climática. Aquedutos podem ser construídos de modo a levar água a zonas recentemente desérticas. Populações costeiras podem ser protegidas da subida do nível da água do mar: pela construção de diques e de muralhas marítimas; pela recolocação de populações no interior; e pela proteção de reservas de água potável da intrusão de água salgada.


Geo-engenharia – Geo significa terra, logo geo-engenharia significa o ato de manipular a atmosfera e os oceanos de modo a reduzir as alterações climáticas. Por exemplo, o aumento de luz solar que incide na Terra pode ser reduzido ao colocar mais partículas pequenas na alta atmosfera. A idéia é de compensar o efeito do aumento da temperatura, pelos gases de estufa, refletindo mais luz solar para o espaço. Existem muitas opiniões que se opõem à atuação da geo-engenharia pois acreditam que pode ter efeitos secundários. No entanto, se realmente houver uma alteração rápida e drástica do clima, muitos irão recorrer à geo-engenharia pois é um processo relativamente barato.

Escolher a combinação apropriada de estratégias é difícil. Todas têm custos monetários, possuem problemas e oferecem benefícios. É pouco provável que apenas uma estratégia se revele capaz de solucionar o problema mas o conjunto de todas já permite uma atuação mais eficaz. A incerteza é agravada porque os cientistas ainda não sabem o suficiente sobre os custos, riscos e benefifcios da aplicação destas estratégias. Mas apesar deste fato é importante que as entidades científicas façam um estudo minucioso das várias opções de modo a informar as pessoas para elas tomarem opções informadas.