segunda-feira, 9 de abril de 2007

AQUECIMENTO GLOBAL


Aquecimento será devastador para Terra, indica relatório

Uma conferência internacional sobre o aquecimento global aprovou hoje um relatório final advertindo que haverá devastadoras conseqüências para a Terra e para a humanidade - do aumento da fome à extinção de espécies - caso o mundo não aja imediatamente para conter a emissão de gases causadores do efeito estufa.

Entre os desastres mais notáveis está o fim da floresta Amazônica e, em seu lugar, o surgimento de uma savana. Isso ocorreria devido a uma alteração nos regimes de chuva, que passariam a cair em menor volume e, com isso, devastariam entre 30% a 60% da floresta até o ano de 2080.

Os 400 cientistas e representantes governamentais examinaram por uma semana 29 mil dados coletados por cinco anos em todo o planeta e concluíram que cerca de 30% das espécies vegetais e animais correm o risco de desaparecer se a temperatura mundial tiver uma alta superior a 2ºC em relação à média das décadas de 1980 e 1990.

Áreas que hoje sofrem escassez de chuva se tornarão ainda mais secas, aumentando o risco de fome e da disseminação de doenças. O mundo enfrentará ameaças crescentes de enchentes, tempestades e erosão das regiões costeiras. "Esse é um vislumbre de um futuro apocalíptico", estimou o grupo ambientalista Greenpeace sobre o estudo. O relatório de 21 páginas pretende ser um guia para políticas de governo. Ele é um sumário das 1.500 páginas de evidências científicas da mudança climática e do impacto que ela terá sobre as pessoas e os ecossistemas mais vulneráveis da Terra.

Gabriela Nardy disse...

Olá,

Sou editora do Jornal de Debates (www.jornaldedebates.com.br) um jornal colaborativo na internet que toda a semana propõe debates sobre assuntos da atualidade. Essa semana um dos nossos temas é sobre o aquecimento global, e gostaria de convidá-lo a escrever um artigo sobre assunto, ou mesmo autorizar a publicação deste post http://nhime2000.blogspot.com/2007/04/aquecimento-ser-devastador-para-terra.html


Grata
Gabriela Nardy
Editora - Jornal de Debates (www.jornaldedebates.com.br)
gabriela@jornaldedebates.com.br

8 de Abril de 2007 20:08

Um comentário:

Anônimo disse...
Este comentário foi removido por um administrador do blog.