quarta-feira, 4 de junho de 2008

RICARDO FRANÇA / O POEMA QUE MORREU

O Poema que Morreu
Ricardo França

Um assassinato.

Tudo indicava assim.

E o coitado do poema, estirado,era coceira na curiosidade pública.

Chegou o delegado- e cismado -foi tecendo em pensamentoas inconstantes formas da dúvida.

Uma interrogação passeava ali.

Crescia e engordava- proporcional - a cada pessoa que paravana pele da já recém formada multidão.

Não demorou muito e apareceu o legista.

Ele era meio esquisito,tinha tique nervoso e coceira na vista.

Examinou o já lido poemae constatou o consumado fato:- Morrera de amor, não de infarto.

Suicídio? Assassinato?Quem faria o fatídico ato?- Quem ??? perguntava o delegado.

E com um ar sherloquiano pegou o morto nas mãos.

Sob os olhos atentos da multidão exclamou a primeira descoberta:

- Não era amador o assassino, era poeta !“Poeta ?” Indagou a multidão incrédula.- Poeta!

Confirmou alisando o imeeeenso bigode.

Chegaram então os repórteres, a lavadeira, o bêbado ainda de porre, a dona Julieta, o doutor

Onofre, e todos, do sul ao norte, mastigavam a mesma pergunta:

“Um poeta, mas como é que pode ?”- Simples! - Explicou o delegado...A tristeza, num homem

apaixonado,dói além do sustentável.

No peito, abre um buraco.

Tanto insisteque não resta escapatória,com o dedo em riste, atrás da porta, persiste o crime.

A arma utilizada não foi revólver, não foi faca. Foi um sentimento amargurado delineado no papel por uma caneta esferográfica.

Já a paixão - continua -,foi a vítima,de vez esquecida, varrida, morta.

Não é caso de polícia.por aí morre um amor por dia, é uma palavra prolixa, doída.

Dor nenhuma deve virar notícia, fez bem o poeta em matar essa paixão.

E terminou largando o poema no chão.

Seguiu em frente, sumiu na multidão que por sua vez se desfez com a mesma rapidez que se formou.

Mas do vazio que ficou - dilacerado, permaneceu solitário um adolescente com os olhos

molhado se uma caneta na mão. Em passos lentos, assimilados, aproximou-se do poema no chão

largado e guardou no bolsoa história do amor que minutos antes havia escrito, e por qualquer descuido perdido...

A obra: ‘O poema que morreu’, tem 17 anos e já recebeu diversos prêmios. Foi escrito quando o autor cursava o primeiro período da faculdade de Jornalismo. Usa a linguagem da reportagem policial para narrar uma história de decepção amorosa. O que a princípio parece um crime surrealista – a morte do poema – na verdade é o fim de uma paixão, escrita em forma de poesia por um jovem poeta. A cena é construída a partir da possibilidade de um suicídio ou um assassinato e aos poucos são introduzidos os diversos personagens, tais como o delegado, o legista, os repórteres, pessoas comuns e anônimas que aparecem como curiosos e até mesmo o ponto de interrogação, que fica passeando pelo local. Recentemente foi o terceiro colocado no 1º Concurso Nacional de Poesia para Jornalistas, promovido pelo Sindicato dos Jornalistas Profissionais do Município do Rio de Janeiro, com patrocínio da Fundação de Amparo à Pesquisa do Estado do Rio de Janeiro (FAPERJ) com apoio da Federação Nacional dos Jornalistas (FENAJ) e da Academia Brasileira de Letras (ABL). O poema foi o único classificado do Rio de Janeiro no concurso, que reuniu mais de 200 trabalhos. A obra abre o livro de poesia 'Pedra, Poesia, Pedregulho', de Ricardo França, que deverá ser lançado durante o 2º Poêtisá, em novembro.Brevemente o poema será transformado em um curta-metragem. Depois de ter sido "velado" em uma urna funerária nas dependências do Sesc-Madureira, no dia 15 de maio de 2004, durante a realização do II Fest Poe, ele "ressuscitará" para virar curta-metragem. A produção está sendo feita pela produtora friburguense Urânia Criações, a mesma que realizou o 1º Poetisa – Festival de Poesia em Nova Friburgo, junto com o curso de Comunicação Social da Universidade Estácio de Sá, em novembro do ano passado. De acordo com Thiago Mello, responsável pelo roteiro, o curta fugirá da narrativa linear, enveredando por uma linha pós-moderna. “Pretendo explorar uma linguagem fragmentada, misturando os planos e os cortes dos diversos momentos do poema, introduzindo, por exemplo, o adolescente, que no texto encerra o poema, já no início do curta-metragem”, revela. A reconstrução do poema-reportagem para a linguagem cinematográfica, segundo Ricardo França, tem tudo para dar certo. “O poema nos remete a um enredo de imagens surreais, porém tem princípio, meio e fim. É poético, jornalístico mas pode ser também cinematográfico. O grande desafio será mesmo embaralhar esses conceitos numa visão pós-moderna, que é o que o Thiago pretende fazer. O resultado será muito interessante”, acredita França.
O autor, Ricardo França de Gusmão, é poeta e jornalista. Especialista em Telejornalismo pela Universidade Estácio de Sá. Detentor de diversos prêmios literários. Como jornalista foi Repórter Especial do O DIA, onde conquistou o Prêmio Internacional de Reportagem da Sociedade Interamericana de Imprensa (SIP-Miami), em 1997, categoria Direitos Humanos, com a série de reportagens investigativas ‘Nota 10 em Violência’, denunciando o tráfico de drogas nas escolas do Rio. A reportagem foi considerada a melhor contribuição da Imprensa nas Américas no combate ao narcotráfico. Foi repórter e roteirista do DOCUMENTO ESPECIAL, da TV Bandeirantes. Em 1999 recebeu Moção da Câmara de Vereadores do Rio de Janeiro pela relevante contribuição à sociedade como poeta e jornalista. Atualmente é professor de Jornalismo, Supervisor de Operações do Núcleo Prático de Comunicação (NUCOM) e Coordenador de Mídia Impressa do curso de Jornalismo da Universidade Estácio de Sá, campus Nova Friburgo. É Diretor-Cultural da Sociedade Carnavalesca Embaixadores da Folia da Cidade Maravilhosa. Idealizador do Poêterê e idealizador e organizador do Poetista, festivais de poesia de Teresópolis e Nova Friburgo, respectivamente. É Delegado da APPERJ em Nova Friburgo.

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