terça-feira, 18 de setembro de 2007

100 anos de Dona Canô

100 anos de Dona Canô
Uma baiana muito especial faz aniversário no domingo. A matriarca da família Veloso, chamada carinhosamente de Dona Cano, está chegando aos 100 anos.

Na igreja de Nossa Senhora da Purificação foi realizada uma missa em homenagem aos 100 anos de Dona Cano. A imagem peregrina de Nossa Senhora Aparecida foi levada de São Paulo especialmente para a ocasião. A matriarca dos Veloso ficou pouco tempo na igreja, porque se emocionou bastante. Maria Bethânia cantou Romaria em homenagem à mãe e assim que terminou a música, abraçou Dona Canô. Ela é uma celebridade em Santo Amaro, mas não gosta muito dessa história de fama.

A tão cantada Santo Amaro ainda conserva jeito tranqüilo de décadas atrás. E por lá não há quem não saiba onde fica uma casa branca e azul, endereço dos Veloso a mais de 60 anos. No comando da família está Dona Cano. Corpo miúdo, fala mansa e uma fama que jura não entender. “Eu queria saber porque é que fica essa agonia comigo. Eu não sou nada, nunca fui nada!”, reclama.

Modéstia. Dona Cano é um símbolo de Santo Amaro. Sempre lutou para melhorar a cidade e acolhe seus moradores como uma mãe. “Ela representa aquela mulher bela, de alma boa”, diz a diretora de escola Léia Mesquita.

É ela quem cuida das contas da casa, assina os cheques. É ela também que decide o cardápio, seguido à risca pela cozinheira há 40 anos. “Ela gosta de tudo. Feijoada, moqueca de tainha. Até o caranguejo ela vai. Ela come de tudo um pouquinho”, diz Isaura Silva.

Vaidosa, são raros os momentos em que deixa ser vista de cabelos soltos. E ai de quem não faça as suas vontades. Quando estão por perto, os filhos a mimam, mas sabem: “Ela é quem manda. Um homem com 72 anos ser comandado ainda por uma mãe? Não é para todo mundo”, ri um dos filhos de Dona Cano, Rodrigo Veloso.

Um dos locais preferidos da casa fica na entrada do quarto dela. É um santuário onde ficam guardadas várias imagens religiosas. A maioria foi dada por amigos e até por desconhecidos. Dona Cano sempre fez questão de demonstrar a sua fé. Foi com sua ajuda que a festa de Nossa Senhora da Purificação transformou-se em um evento famoso na Bahia. É o momento também em que Dona Cano costuma toda a família. Inclusive os filhos famosos Maria Bethânia e Caetano Veloso. A relação que tem com eles? “A mesma que eu tenho com os não famosos. Todos para mim são iguais. Maria Bethânia é incrível, parece mentira, onde ela estiver me telefona. Caetano é diferente, não tem tempo. Não pára”, conta. “Ela incentivou muito meu gosto de cantar. E eu gosto de cantar para me sentir como ela, para me sentir identificado com ela. Quase numa certa medida eu sou ela quando estou cantando”, fala Caetano.

A receita para chegar aos cem anos? “Paciência. Porque a pessoa impaciente e nervosa, que briga por tudo, não pode viver bem”. E como vai ser a festa de aniversário? “Não quero nem saber. Ontem minha amiga telefonou e disse para ficar descansando, ir dormir!”, ri.




Nenhum comentário: