sexta-feira, 20 de abril de 2007

BIOGRAFIA


Sebastião Rodrigues Maia, simplesmente Tim Maia. Nasceu no dia 28 de setembro de 1942, na cidade do Rio de Janeiro.
Em 1957 formou o conjunto Os Sputniks, que tinha também como integrantes Roberto e Erasmo Carlos.
Em 1959 foi para os EUA, onde aprendeu a língua inglesa e iniciou sua carreira como vocalista, participando de um conjunto chamado The Ideals.
Em 1963, Tim Maia foi detido, por transportar maconha, sendo deportado para o Brasil após seis meses de detenção.
No ano de 1968 gravou seu primeiro compacto simples com músicas de sua autoria, intituladas Meu País e Sentimentos e, em 1970, gravou pela Polygram seu primeiro LP, que lhe garantiu sucesso absoluto de vendagem e execução, com as músicas Coronel Antônio Bento (de Luís Wanderley e João do Vale,) Primavera (de Cassiano) e Azul da cor do mar (de sua autoria).
Na década de setenta, devido a problemas com as gravadoras, fundou seu próprio selo, primeiramente com o nome de Seroma e depois Vitória Regia.
Criou grandes sucessos, como Não quero dinheiro... Só Quero Amar, Réu Confesso, Leva, Sossego, Vale Tudo, Você, Essa Tal Felicidade, Do Leme ao Pontal, Acenda o Farol, Chocolate, Não Me Iludo Mais, entre outros, e teve também muitas de suas músicas gravadas por grandes artistas, como Sandra de Sá, Paralamas do Sucesso, Marisa Monte, Skank, entre outros.
Na década de noventa aumentou sua produtividade, gravando mais de um disco por ano, e ampliou seu repertório com bossa nova, canções românticas, funks e souls.
Tim deu um brilho todo especial em todas as suas interpretações, ao incorporar o soul negro americano ao seu som, de uma maneira tão natural, popular e acima de tudo brasileira, que o consagrou na história da nossa música.
Tim Maia morreu no dia 15 de março de 1998, vítima de infecção generalizada.

Nenhum comentário: