segunda-feira, 27 de agosto de 2007

Maria Bethânia grava DVD neste fim de semana

Maria Bethânia grava DVD neste fim de semana
O Dia - 17 / 08 / 2007
Intérprete emotiva, vocacionada para o palco, Maria Bethânia grava no Canecão, amanhã e domingo, o show Dentro do Mar Tem Rio. O registro ao vivo — que vai ter direção de Andrucha Waddington — sai até o fim do ano em CD e em DVD.

VOZ ESTÁ NO AUGE

Estreado em São Paulo, em 10 de novembro de 2006, Dentro do Mar Tem Rio incorporou ao roteiro, na reestréia carioca, músicas como Você, Sábado em Copacabana e Sob Medida.

A inclusão dessas músicas mais populares não alterou a essência do show, um dos mais belos da carreira de Bethânia. E um dos poucos que exibe uma costura e um enredo realmente novos, sem números extraídos de Rosa dos Ventos (1971), espetáculo-marco na trajetória da cantora nos palcos.

O mote do roteiro foram os dois álbuns temáticos sobre as águas lançados por Bethânia em novembro, Pirata e Mar de Sophia. Em majestosa forma vocal, sua “Alteza” reina soberana nos dois atos à frente de painel — idealizado pelo diretora Bia Lessa — em que são projetados símbolos dos mares e dos rios. E, dentro do mar de Bethânia, tem músicas românticas (Você, extraída do CD dedicado ao repertório de Roberto Carlos, ratifica sua habilidade de enobrecer canções sentimentais), músicas de tom ruralista (A Saudade Mata a Gente), frevos, sambas de roda e cantigas folclóricas.

E a intérprete carrega a platéia na sua correnteza de emoção. Em roteiro marcado pelo sincretismo religioso, com temas que louvam orixás e santos católicos, Bethânia joga sua rede no palco e pesca a platéia já na entrada, com Canto de Nanã, do mestre Dorival Caymmi.

O show tem ritmo e nuances. Se o diretor Andrucha Waddington não se limitar a filmá-lo burocraticamente, o DVD vai poder perpetuar, por exemplo, a interação do público com a artista na música Sereia de Água Doce, de Vanessa da Mata.

Enfim, é um show lindo e intenso (Ultimatum, texto de 1917, de Álvaro de Campos, é dos mais fortes já ditos pela artista em cena). A força das águas de Maria Bethânia nunca seca... (Mauro Ferreira)

Nenhum comentário: