sexta-feira, 3 de agosto de 2007

GAL COSTA / BIOGRAFIA

A vida e a carreira de Gal Costa (Maria da Graça Costa Penna Burgos), sempre esteve profundamente relacionada á vida da sua mãe, Mariah Costa Penna. O avô materno de Gal, era português, e instalou-se em São Félix, na Bahia, montando uma fábrica de charutos que produzia a marca "Costa Penna". Teve 14 filhos, entre eles dona Mariah, que viveu muito bem economicamente até a morte do seu pai.
Dona Mariah, durante sua gravidez, ouvia todos os dias, discos de música clássica e concentrava-se, como num ritual, pra influenciar na gestação porque queria que seu filho nascesse musical, queria um filho artista.
O pai de Gal morreu quando ela tinha 14 anos e ela nunca o conheceu.
Gracinha, como era chamada pela sua mãe, nasceu no dia 26 de setembro de 1945 e com dois anos de idade já dizia que queria ser cantora. O sustento na época era garantido pelo trabalho de Dona Mariah com a distribuição de leite, até que essa prática foi proibida. Foi então, que mãe e filha foram morar na rua Rio de São Pedro, na Barra Avenida. Gal tinha uns 10 anos, quando conheceu as duas irmãs: Sandra e Dedé Gadelha, que tornaram-se suas grandes amigas. Estudava com beca no Colégio das Mercês e adorava a música. Ensaiava sozinha em sua casa, colocando uma panela na sua cabeça, usando-a como retorno sonoro. Sua mãe a tinha presenteado com um violão, e os amigos e a família que já conheciam seus dotes musicais, insistiam para que ela se apresentasse num programa de concursos da Tv local, "Escada Para o Sucesso". Mas Gracinha nunca quis ir, porque intuía que esse não era o caminho.
Entre na biografia e conheça ano a ano, desde a atualidade até os começos da carreira de Gal Costa.

Nenhum comentário: