MÚSICAS, POESIAS, BIOGRAFIAS. INTÉRPRETES, CANTORES, COMPOSITORES. Notícias sobre , shows, CDS, DVDS, etc.
domingo, 27 de maio de 2007
HOMEM DE COR... Poema Africano
HOMEM DE COR...
Poema Africano
Meus caros irmãos
Quando nasci eu era negro
Agora cresci e sou negro
Quando tomo sol fico negro
Quando estou com frio fico negro
Quando tenho medo fico negro
Quando estou doente fico negro
Quando morrer ficarei negro
E você homem branco,
Quando nasce é rosa
Quando cresce fica branco
Quando toma sol fica vermelho
Quando sente frio fica roxo
Quando sente medo fica verde
Quando está doente fica amarelo
Quando morre fica cinza
E ainda tem a "cara de pau" de me chamar de "homem de cor"?
TOMA VERGONHA!
Vinte de novembro é a data oficial do assassinato de Zumbi dos Palmares (1655-1695), o homem que mais lutou pela liberdade dos negros nos tempos da escravidão, ou nos tempos em que a escravidão existia oficialmente. A partir de 1978, e por iniciativa do Movimento Negro Unificado, a data foi transformada no Dia Nacional da Consciência Negra.
É inegável a exclusão social dos negros em nosso país. Os brasileiros, por mais que não admitam, ainda são extremamente racistas e não se esforçam muito para esconder seu preconceito. O negro em no Brasil é naturalmente relacionado à subserviência, à inferioridade intelectual, à falta de cultura (como se não possuíssem uma cultura riquíssima, praticamente desconhecida por nós) e o pior, ao perigo, ao negativismo.
Isso tem que mudar. O Movimento Negro se esforça para que mude. Falta a iniciativa do restante da sociedade. Que não se entenda por iniciativa incluir os negros em comerciais e peças publicitárias de empresas que jamais os empregariam. Nem fazer filmes e séries retratando com distorções gritantes e em forma de "espetáculo agradável para a clásse média ver" a dura realidade da maioria dos negros. Sim, porque um das idéias naturalizadas no consciente coletivo é real: os negros são a grande maioria da população pobre desse país. Afinal, a segregação racial existe desde que os primeiros escravos africanos chegaram aqui, há quase 500 anos.
E é triste que ainda precisemos de um Dia Nacional da Consciência Negra; que a idéia de igualdade entre os homens não seja admitida por todos nós; que tantas pessoas continuem sendo privadas de uma vida digna pura e simplesmente em razão de sua cor; e que, em razão da lógica burra e cruel que rege o mundo ocidental-capitalista, tão poucos negros venham a acessar esse blog e ler essa mensagem.
Assinar:
Postar comentários (Atom)
Nenhum comentário:
Postar um comentário